Motorista Bióptico

A visão subnormal leve ou moderada não pode ser tratada como empecilho para dirigir

” Há uma coisa ainda mais vital para a ciência do que métodos inteligentes; e isto é, o sincero desejo de descobrir a verdade, seja ela qual for. ”  – Charles Pierce

VISÃO SUBNORMAL

O que é a visão subnormal?

Quando óculos ou lentes de contato não podem proporcionar visão adequada, pode-se utilizar um auxílio óptico. Essa condição não deve ser confundida com cegueira. Pessoas com visão subnormal ainda possuem visão útil, que pode ser melhorada com recursos ópticos especiais. A deficiência visual pode ser menor ou maior dependendo da patologia ou lesão ocular de cada indivíduo. A melhora visual com recursos ópticos especiais é geralmente alcançada após exames clínicos ou cirúrgicos. Embora o mais comum seja a redução da visão central, a visão subnormal pode também ser consequência de diminuição da visão periférica, da diminuição da visão para cores ou da incapacidade para definição adequada de luz, contraste ou foco. Diferentes tipos de visão subnormal podem exigir diferentes tipos de assistência oftalmológica. Pessoas que nascem com visão subnormal, por exemplo, têm necessidades diferentes daquelas que apresentam o problema no decorrer da vida.

Causas

Embora a maior incidência seja em idosos, pessoas de todas as idades podem ser acometidas. A visão subnormal pode ocorrer por causa congênita, doenças hereditárias, traumas, diabetes, glaucoma, catarata e doenças relacionadas à idade. A causa mais comum é a degeneração macular do idoso.

EXAMES & TESTES

Como é feita a avaliaão do candidato a motorista bióptico?

A condução segura envolve mais do que apenas a acuidade visual ou o campo visual do paciente. É preciso ter a capacidade de ficar a par constantemente das mudanças e perceber informações no ambiente de condução. O motorista deve ter a capacidade de atender constantemente as informações e as habilidades cognitivas para processar rapidamente as informações. O motorista também deve ter as habilidades motoras para reagir a essas mudanças, reflexos satisfatórios.

A avaliação do potencial condutor bióptico começa com um exame oftalmológico completo, incluindo a saúde ocular e testes de baixa visão. Alguns dos testes abaixo podem ser particularmente importantes na avaliação de um possível motorista bióptico.

  • Avaliar o histórico de condução;
  • Acuidade visual e refração de baixa visão;
  • Avaliação da saúde ocular;
  • Exame telescópico;
  • Exame de motilidade ocular e visão binocular;
  • Sensibilidade ao contraste;
  • Teste de Glare;
  • Campos visual;
  • UFOV Campo Útil de Visão.

ESTATÍSTICA DA VISÃO SUNORMAL

Do total da população brasileira, 23,9% (45,6 milhões de pessoas) declararam ter algum tipo de deficiência. Entre as deficiências declaradas, a mais comum foi a visual, atingindo 3,5% da população. Em seguida, ficaram problemas motores (2,3%), intelectuais (1,4%) e auditivos (1,1%).

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de cegueira no Brasil são: catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular.

Segundo dados do IBGE de 2010, no Brasil, das mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual:

  • 528.624 pessoas são incapazes de enxergar (cegos);
  • 6.056.654 pessoas possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar);

Outros 29 milhões de pessoas declararam possuir alguma dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.

VISÃO SUBNORMAL

EXAME & TESTES

ESTATÍSTICAS

Vídeo da TV Brasil sobre a visão subnormal e alguns tratamentos

Lembrando, a visão subnormal se apresenta em diferentes níveis de comprometimento

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Perguntas Frequentes

POR QUE O WEBSITE MOTORISTA BIÓPTICO DO BRASIL FOI CRIADO?

Website foi criado para difundir o programa BIOPTIC DRIVING que está presente em 16 países e não é conhecido no Brasil, devido a incontáveis fatores.

O programa Motorista Bióptico pode ajudar milhares de pessoas aqui no Brasil. Pessoas com doenças causadas por causa idade avançada, patologias como, glaucoma, catarata e degeneração da mácula, ou a diabetes.

Precisamos de apoio, qualquer pessoa pode se juntar ao nosso objetivo.

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Grupo no Facebook: Dirigir com baixa visão – Bioptics

https://www.facebook.com/groups/192448227966927/

QUAL É A REGULAMENTAÇÃO DO CONTRAN QUE IMPEDE O PROGRAMA MOTORISTA BIÓPTICO DE SER APLICADO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO?

A Resolução do CONTRAN é a Nº 425 DE 27/11/2012, no entanto, não compete somente ao CONTRAN a mudança dessa resolução, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Trânsito, Ministério das cidades, políticos e a sociedade como um todo, precisam estar a par d programa.

O CONTRAN possui câmaras temáticas para discussão, resultados positivos têm sido reportados ao redor do mundo por especialistas da área médica. Não faz sentido algum, impedir a implementação de novas práticas de trânsito a fim de estender o direito de dirigir a pessoas com visão subnormal.

COMO EU POSSO AJUDAR O PROGRAMA MOTORISTA BIÓPTICO?

Apresente esse site para seus amigos, familiares e conhecidos, é importante que a sociedade apoie essa causa. Outra ação importante é falar com os políticos de sua região sobre esse programa, eles são um atalho para que esse programa chegue ao congresso nacional.

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COMO EU ADQUIRO O AUXÍLIO ÓTICO?

Nós recomendamos a procura por especialistas em visão subnormal para uma correta prescrição. Portanto, não prescrevemos auxílios óticos!